Veja a importância dos gatilhos mentais em suas campanhas!

AUTOR Laura Benatti / Data 20 novembro, 2018 / Categoria: Estratégias, Inbound Marketing, Marketing Digital

Os gatilhos mentais têm grande importância dentro do mercado. Pois, como o próprio nome indica, é um gatilho para atingir um objetivo. Este objetivo é gerar uma resposta predeterminada em quem interage com tal. São então, estimuladores capazes de fazer e convencer um indivíduo a agir de uma determinada maneira. São usados com frequência no Marketing das mídias digitais para atrair compradores.

Importância dos gatilhos mentais

Importância dos gatilhos mentais: são responsáveis por engajamentos

Tipos de Gatilhos

Antecipação:

É um dos gatilhos que tem como prioridade deixar o alvo curioso para continuar engajado com o conteúdo.

Grandes canais no Youtube utilizam dessa técnica para ganhar visualizações em seu canal, como títulos sugestivos “Olha só o que acontece/aconteceu quando…”. Serve para gerar curiosidade da pessoa e fazê-la interagir com o vídeo, assistindo-o. O real acontecimento do vídeo sugerido no título, normalmente acontece apenas no final do conteúdo. Fazendo assim com que a pessoa assista todo o vídeo levada pela curiosidade do acontecimento que está por vir.

Autoridade:

É um gatilho que utiliza da popularidade da pessoa, para mostrar que seu trabalho ou produto que ele vende é de boa qualidade. Esse gatilho tem grande importância para que o alvo confie no que a pessoa ou no que o produto tem a oferecer.

Por exemplo, as grandes marcas de fast food, utilizam muito de sua popularidade para vender seus produtos em comerciais televisionados. Eles tem popularidade dentro do mercado, então apenas mostrar seus produtos, sem precisar de terceiros para provar que são bons, já é suficiente para atrair consumidores.

Se a pessoa, produto ou empresa, não é muito conhecido (a), utiliza-se de pessoas de popularidade que já são de autoridade e popularidade nos assuntos para provar a qualidade do que tal pessoa, produto ou empresa tem a oferecer. Portanto, é por isso que empresas vivem fechando parcerias com famosos e especialistas. Tudo para transmitir e evoluir a popularidade de seus produtos.

Curiosidade:

O gatilho da curiosidade quando aliado a uma polêmica, é bem mais poderoso. Pois, quando o cérebro é saciado por uma informação que lhe gerou curiosidade ele ativa partes que estão relacionadas a liberação dos “hormônios do prazer”.

Um bom exemplo para este tipo de gatilho, está nas machetes de sites de fofoca, que anunciam manchetes como por exemplo, “Wesley safadão terá que pagar multa de milhões.” Despertando assim, curiosidade em quem está lendo, e necessidade de saciá-la.

Simplicidade e concordância:

No gatilho de simplicidade, é como o próprio nome já diz, simples, porém importante. É a facilidade que um e-commerce deve oferecer a um cliente, por exemplo. Ninguém gosta de coisas complicadas, não é mesmo? (Isso é o de concordância, fazer uma pergunta que seja gatilho para uma concordância com o que você deseja). Voltando ao e-commerce, a simplicidade que ele pode oferecer para que o usuário tenha seus produtos em mãos o mais rápido, é atrativo e de extrema importância. É um gatilho importante o uso de palavras como:

  • “A maneira mais simples e eficiente de comprar”
  • “Compre em apenas 3 passos”

Frases como essa despertam a facilidade que pode ser executar uma compra nesse determinado site. E é isto que as pessoas buscam na hora de comprar.

Existem muitos tipos de gatilho, mas o importante dentro do marketing, é lembrar que, os gatilhos se tornam muito mais poderosos quando estão em sintonia com nossa expressão e um bom modo de falar e escrever.

 

Saiba mais em:  Quando devo começar o marketing digital do e-commerce?

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