Investir apenas em redes sociais não é a melhor escolha!

AUTOR Monique Almeida / Data 17 julho, 2018 / Categoria: Estratégias, Inbound Marketing, Marketing Digital, Mídias Sociais

As redes sociais são importantes aliadas que fazem parte do processo de crescimento de uma empresa.

Sabemos que  é fundamental analisar as mídias para garantir o investimento naquela que será a ideal para o seu negócio.

A divulgação dos produtos e serviços através das redes, juntamente com a análise de público alvo e comunicação adequada, certamente ajudam no alcance do sucesso da empresa.

Da mesma forma, o negócio que não acredita no poder do alcance das redes sociais, com toda certeza está perdendo grandes oportunidades.

A visibilidade e retorno que as plataformas trazem (quando bem administradas), certamente compensam o investimento.

E embora as redes sociais tenham sua devida participação no alcance das metas, precisamos dizer que investir apenas nelas não é a melhor escolha!

Manter um empreendimento apenas nas redes sociais com a justificativa de ser fácil, rápido, com custos mais baixos e com possibilidade de muitos acessos, faz sentido para você?

Então, acredite: você pode estar seguindo um caminho perigoso.

Em primeiro lugar, se sua empresa vai estar presente nas redes sociais, não acredite na frase “Quanto mais, melhor”.

A questão não é ter contas em tudo que é plataforma disponível.

redes sociais

As redes sociais ajudam no crescimento do negócio, mas você deve buscar várias formas de investir

Você deve aparecer no mesmo lugar em que o seu público está!

É mais inteligente divulgar seu negócio em uma rede, mas atingindo seu verdadeiro público e seguindo um plano para alcançar objetivos, do que sair atirando cegamente para todos os lados. Ou seja, cadastrando sua empresa em qualquer lugar.

Analise o perfil dos seus clientes, faça uma consultoria, saiba o lugar em que seus concorrentes atuam.

Sem estratégia, as redes sociais não trazem resultados. Só tomam tempo e recursos. E isso não é investir.

Outro fato importante: a rede social não te pertence.

As redes sociais possuem regras para manter os perfis, e as práticas que ela determinar são lei! Se sua empresa não andar de acordo com o que as regras da plataforma determinam, provavelmente seu negócio não poderá continuar.

Ou seja, sua empresa está numa casa alugada. No fim das contas, se as regras do proprietário não forem seguidas, seu empreendimento será despejado.

Já pensou? Perder toda a visibilidade e investimento?

Além disso, as redes sociais mudam constantemente!

Já é claro que elas são plataformas de negócio. Então o dono da rede pode (e vai) mudar tudo que julgar necessário para obter mais retorno.

Se a rede social muda, sua empresa deve se adaptar, e se você optou por manter a divulgação seu negócio apenas desta forma, infelizmente vai ter que passar por adaptações com a mesma frequência da rede.

Então veja que na verdade não é tão simples quanto parece e também não é uma orientação para não investir, mas sim um conselho de buscar segurança para seu empreendimento.

E isso significa investir em mais meios. Se não sabe como fazer isso ou como fazer seu negócio decolar, provavelmente é a hora de ter uma consultoria!

Por fim, a situação mais crítica pode acontecer: a rede social pode parar de funcionar.

Todo esforço e trabalho empregados, todos os clientes e imagem da empresa podem ser perdidos. Parece algo impossível? Infelizmente, não é!

Este é um dos maiores riscos para uma empresa que aposta apenas nas redes sociais.

Provavelmente você se lembra do Orkut, Ping, Myspace, MSN, IQC e Formspring.

Estas redes simplesmente encerraram suas atividades ou foram perdendo visibilidade.

Ninguém pode garantir que as redes que hoje fazem tanto sucesso, também deixem de existir ou sejam substituídas. A questão é: o negócio que tiver base apenas nessa plataforma, pode perder muito.

O que queremos dizer é: marcar presença nas redes sociais deve ser apenas o começo e deve compor uma estratégia maior para se obter retorno.

As redes são poderosas e podem levar o público até seu blog, e-commerce ou landing page.

Também saiba administrar. É importante definir boas estratégias, identificar a abordagem, trabalhar com a comunicação adequada, planejar publicações, mensurar os resultados e a acompanhar todos os retornos para análises.

Se não souber como cuidar de todas essas tarefas, busque ajuda profissional e veja seu negócio crescer.

E então, entendeu nossa visão? Essa é nossa dica fundamental: as redes sociais são poderosas em uma empresa, mas apenas isso não basta!

Até a próxima!

Leia também: O SEO é importante para meu negócio?

 


2 comentário sobre

Investir apenas em redes sociais não é a melhor escolha!

  1. David David disse:

    Excelente abordagem! As redes sociais são uma mídia de apoio 🙂

  2. David Santos David Santos disse:

    Parabéns pelo conteúdo! As redes sociais são importantes aliadas para trazer resultados para os negócios na internet, incrível que tem empresa que descuidam destes canais como mídia de apoio e transforma em canal principal (o que não é o recomendado)! Enfim, tudo quando feito direito é uma oportunidade de crescimento na web!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *