Persona: entenda o significado e a importância para o sucesso do seu negócio

AUTOR Valeria L. Miranda Queiroz / Data 11 setembro, 2018 / Categoria: Empreendedorismo, Gestão de E-commerce, Inbound Marketing

Definição de personas

Persona: tudo que você precisa saber para encontrar a da sua empresa!

Acredite, a definição da persona é o primeiro passo para o sucesso da sua empresa. Decerto, você já tenha ouvido falar, mas vou explicar detalhadamente o significado e a importância.

O que significa persona?

persona

A persona é o retrato do seu cliente ideal, é um arquétipo que reúne todas as características do melhor cliente

Buyer persona é uma pessoa fictícia, cheia de características específicas que formam o seu cliente ideal.

Apesar de ser um personagem, os dados devem ser reais, onde você definirá informações sobre uma pessoa real. Portanto, você irá avaliar como ela se comporta, o que ela faz, seus gostos pessoais, suas características , criar sua história, descobrir suas motivações,  seus objetivos, desafios e preocupações. E não, isso não é perca de tempo! Não se trata de uma “viagem”, mas sim de ganhar pontos nas estratégias para o sucesso do seu negócio.

Uma boa definição de persona passa justamente pelo contato com o seu público-alvo, mas não os confundam, existem diferenças entre eles.

Com esta definição, certamente você desenvolverá empatia pelo seu cliente (público-alvo) e a persona guiará as suas estratégias de marketing digital e performance.

Qual a diferença entre Persona e Público alvo?

persona

Quando as empresas tem somente seu público-alvo definido, o diálogo com o consumidor parece superficial

Os dois estão tão próximos que até parecem ser a mesma coisa, mas não é! Eu achei uma definição bem clara da Lia Schuler da Resultados Digitais e vou compartilhar com vocês:

Público-alvo ou target é um recorte demográfico, socioeconômico e comportamental de um grupo que uma empresa determina como sendo composto pelos futuros consumidores do seu produto ou serviço. É para esse público-alvo que as ações de marketing e vendas serão direcionadas.

Buyer persona é um personagem fictício construído a partir de etnografia de pessoas reais, com características psicológicas, que representa um grupo com qualidades e comportamentos parecidos.

Agora que você já sabe o que é persona, entenda como ela lhe ajudará nas estratégias e tomada de decisões.

Falar com a pessoa certa sempre será o melhor caminho para o sucesso do seu negócio!

persona

O sucesso das estratégias de comunicação depende muito do quanto conhecemos as pessoas com quem queremos falar.

Com a evolução digital, o comportamento das gerações e a aceleração do mercado de experiência, cada vez mais estamos preocupados com o nosso público. Desta forma, o marketing digital e todas as táticas de conteúdo que vão compor o seu mix digital precisam ser do interesse do seu comprador ideal.

Desse modo, as personas  permitem que a consultoria de marketing digital, crie estratégias mais assertivas, colaborando com os trabalhos de Inbound Marketing.

Marketing digital de resultados

Tudo no meio digital é mensurável, sendo assim vou listar alguns bons motivos para você não se esquecer de criar as personas:

  1. Vai lhe ajudar a definir suas estratégias de marketing digital, permitindo que você entenda o público que deve ser focado;
  2. Vai te auxiliar na definição de pautas para os conteúdos ricos;
  3. Lhe dará um norte, sobre o tipo de comunicação que você deverá utilizar nos canais;
  4. Você vai entender melhor onde os prospects buscam informações e como eles querem consumi-las.

Entendeu, a importância? Aqui na agência por exemplo, temos 3 tipos de personas definidas, sendo elas de suma importância para os nossos resultados.

É tão importante, que eu já as chamo por nome ( a Mariana, a Roberta e o Hugo), sei qual a idade deles, que estágio da vida profissional eles estão, o que gostam de fazer, seus hobbies e etc.

Percebe a humanização? Certamente ao comunicar-se com as personas, será mais acolhedor! Se a conversa fica mais próxima, é natural que a distância entre empresa e consumidor diminua significativamente e um relacionamento realmente seja criado. Com esta confiança estabelecida, por sua vez, facilitará a fidelização dos clientes.

Aprenda como criar a persona

A atenção será para sua empresa, pois você vai entregar algo que agregue, muito além de vendas!

O primeiro passo é entender que não são palpites ou suposições! É um relacionamento, você precisa conhecer quem pretende conquistar, senão, nem vai começar “o namoro”.

O seu negócio, pode ter mais de uma persona, mas vai existir aquela que é perfeita para sua empresa! É basicamente um casamento. A persona que você vai querer em sua empresa diariamente! <3

E para te ajudar neste processo, vamos deixar algumas dicas 🙂 .

Como criar a persona ideal para suas estratégias de marketing digital

Foco, atenção e equilíbrio, para construir uma escada de sucesso! Estou falando da sua persona, de relacionamento duradouro!

A melhor forma é entrevistar seus prospectos e seus clientes, com as perguntas certas, então vou listar algumas para que você possa se planejar:

  • Qual o cargo e função;
  • Quais são as métricas que mensuram o seu trabalho;
  • Qual o segmento e tamanho da empresa;
  • Quais são seus objetivos e metas;
  • Quem o influencia;
  • Quais tecnologias usa;
  • Quais são os maiores desafios do seu negócio/trabalho?
  • Quais são as principais mídias que você consome, blog?
  • Algumas informações pessoais (Idade, nacionalidade, família, estado civil, filhos e etc.);
  • Seu estágio educacional (formação), trajetória;
  • Onde costuma passar maior parte do seu tempo?
  • O que gosta de fazer (excluindo o trabalho).

Feitas as perguntas é importante que você organize estas informações, você pode montar no Word mesmo ou trabalhar com alguma outar ferramenta.

Aqui na agência nós utilizamos o fantástico gerador de personas  da Rock. Crie nomes para as personas, para que você tenha um sentimento por ela.

Com tudo organizado, compartilhe com sua equipe de vendas e marketing, para alinhamentos de estratégias e abordagem.

Descubra como incluir a persona em suas estratégias de de Marketing Digital

persona

É como um quebra-cabeça, mas quando as peças se encaixam o resultado é excelente.

Já definiu as personas? Excelente, agora é hora de colocar em prática, incluindo-as em suas estratégias de marketing digital de performance. Vamos lá?

Descubra como fazer isso:

A receita é bem simples: através da criação de conteúdos voltados exclusivamente para esses perfis — e nos lugares certos.

Você vai conseguir criar posts, eBooks, vídeos e outros conteúdos relevantes que conversem com a persona, achar o blog ou site que tenha o perfil ideal para ela, criar uma boa estratégia de geração de leads e por fim criar um modelo de capacitação de vendas que facilite o diálogo entre seus profissionais e aquele possível cliente.

Em resumo!

A persona é a base para o sucesso do seu negócio! É por isso que é tão importante definir a sua, para que sua empresa fale com o seu cliente como uma pessoa e não apenas como uma simples parcela da sociedade que pode consumir seus serviços e produtos.

Após definir a persona comece a trabalhar o seu funil de vendas, indicamos que utilize uma ferramenta de automação de marketing, para que você segmente e crie estratégias escaláveis.

Caso tenha dificuldade neste processo, entre em contato conosco! Agende um bate papo e descubra como podemos lhe auxiliar no processo de ter uma comunicação digital eficiente.

Até a próxima!

Leia também: 4 tipos de conteúdo para ✍🏻escrever no blog de e-commerce!

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