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Entenda a importância do Inbound Marketing para a sua empresa

AUTOR Thaiane Pinha / Data 22 janeiro, 2018 / Categoria: Estratégias, Inbound Marketing, Marketing Digital

Inbound Marketing

O processo de compra de um produto, ou a contratação de um serviço, funciona através de quatro estágios: a atração, o interesse, a decisão e a ação. De que maneira o Inbound Marketing pode atuar em sua empresa transformando audiência em clientes satisfeitos e bons resultados?

Entendendo o termo Inbound Marketing

O Inbound Marketing é, atualmente, a maior tendência em ascensão do marketing digital. À medida que as táticas de Outbound Marketing têm gerado reações negativas por parte dos consumidores, o Inbound Marketing vem se tornando o queridinho dos analistas de resultados.

Com foco em criação de conteúdo que interaja de maneira pessoal com o cliente, o Inbound Marketing faz uso de redes sociais, links patrocinados, e-mail marketing e SEO (Search Engine Optimization), de maneira que seja cultivado um relacionado entre a empresa e o consumidor, tornando este último um lead e provável cliente.

O objetivo é identificar e entender o público-alvo, descobrir seus desejos, valores e objetivos e então fornecer conteúdo que seja capaz de nutrir a curiosidade e o interesse do consumidor em potencial.

 

Inbound Marketing vs Outbound Marketing

Outbound Marketing - Inbound Marketing

A abordagem de outbound marketing tem como único objetivo a venda. Não há preocupação com geração de conteúdo.

Há consideráveis diferenças entre ambos os termos. O segredo do Inbound Marketing está na estratégia, confiança e sutileza, enquanto que a única preocupação do Outbound Marketing se dá em comunicar ao consumidor seu produto e maneiras de acesso.

Seguem abaixo alguns exemplos das principais diferenças:

Comunicação: empresa e cliente

O mais importante, em se tratando de Inbound Marketing, é tornar o sentimento de interesse da empresa em relação ao consumidor recíproco; a comunicação deve acontecer em iniciativas de ambas as partes, o público-alvo passa a buscar pelo conteúdo gerado pela empresa. Já o Outbound Marketing tem como fundamento uma comunicação expressa exclusivamente por parte da empresa, sendo o consumidor apenas comunicado sobre produtos, promoções de vendas e uma tonelada de informações que, na maioria das vezes, não interessam a quem foi direcionada a publicidade e tornam a empresa apelativa e desgastante.

Primeiro contato com a empresa

O primeiro contato de um cliente com a empresa a partir do Inbound Marketing é através dos conteúdos de seu interesse, a empresa não assedia o consumidor na tentativa de comunicar o produto / serviço, mas torna acessíveis informações que sejam pertinentes para seu perfil de público-alvo.

Há quatro estágios dentro da metodologia de captação de clientes do Inbound Marketing: o atrair, que se dá na criação de conteúdos relevantes para cada segmento, em plataformas como redes sociais, blogs e sites; o converter, que transforma esse público-alvo em lead, ou seja, obtém um registro de cadastros deste público; o fechar, que se baseia na interpretação destes dados para a geração de um conteúdo mais particular como, por exemplo, o e-mail marketing e um passo para a oferta de seu produto / serviço; e, por fim, o encantar, que se baseia na fidelização deste cliente.

Já no Outbound Marketing o processo se apresenta de maneira um pouco dissemelhante. A empresa não se preocupa em conquistar o cliente e agregar valor à sua marca, o objetivo único e direto é informar imediatamente sobre o produto / serviço e realizar vendas.

Fechando negócio

Quando se trata de Outbound Marketing a venda ocorre por veemência, ou seja, aquela informação é tão veiculada que o cliente, depois de uma rápida pesquisa de preços, ou até mesmo compelido pela propaganda repetitiva, toma a decisão de compra.

Pode até parecer um ponto positivo à primeira vista, porém a situação deve ser analisada com cautela. O cliente realizar uma compra, ou mesmo a contratação de um serviço da empresa, não é garantia de que este mesmo cliente realize outra compra ou contratação, ou mesmo que procure pela empresa em precisões futuras. Ao fechar negócio, a empresa supriu uma necessidade imediata do cliente, mas não se esforçou para criar um relacionamento de fidelidade; não é provável que o cliente se lembre da empresa antes da próxima necessidade aquisitiva.

À partir da estratégia de Inbound Marketing, no primeiro momento, o eventual consumidor se aproxima da empresa através do conteúdo publicado, desenvolve preferência, cria vínculos e se sente valioso. Quando confortável, tendo-se em consideração a empresa, torna-se muito mais fácil ao cliente tomar a decisão de compra, uma vez que há valor agregado na marca, portanto há valor agregado no produto / serviço.

Mesmo depois de realizado o acordo, o cliente ainda permanecerá vinculado à empresa, uma vez que o fornecimento de conteúdo é contínuo e o cliente fiel.

“Como agregar valor à minha empresa através do Inbound Marketing?”

Para entender benefícios e vantagens do Inbound Marketing, observemos um caso fictício de adesão ao método referido.

Suponha-se que Marta, a dona de uma livraria, desejava tornar seu negócio local de cidade pequena em um grande e-commerce de distribuição nacional, porém não sabia como alcançar possíveis clientes e seus negócios estavam indo de mal a pior.

E-commerce - Inbound Marketing

Analistas projetam crescimento do e-commerce em 11% no ano de 2018.

O problema principal de Marta era o baixo fluxo de visitantes em seu site, e a desconfiança dos visitantes. Mesmo com muita divulgação através de blogs, fóruns literários e redes sociais, as pessoas mantinham “um pé atrás” em relação ao pagamento, entrega e qualidade dos produtos.

Este problema também é muito comum em lojas recém-lançadas em soluções de comércio eletrônico como, por exemplo, os serviços de varejo online Mercado Livre e AliExpress; visto que os consumidores procuram por avaliações positivas e boas recomendações antes de realizar a compra.

Já desanimada, Marta comentava com os familiares e amigos sobre a decadência de seu novo projeto, e pensava até mesmo em desistir. Mas, ouvindo os conselhos de uma amiga, resolveu tentar a sorte mais uma vez e procurou por uma agência de consultoria digital.

O desfecho desta história…

Orientada pelos profissionais especialistas em Inbound Marketing, Marta agora possui seu próprio blog sobre literatura, livros e afins, com lançamentos de conteúdos periodicamente. Em pouco tempo diversos usuários passaram a assinar newsletters, receber informações e atualizações de seu interesse, e as publicações contemplam numerosos comentários de usuários satisfeitos. Os próprios clientes interagem entre si, indicando obras e autores, e recomendando produtos.

Para cada novo lançamento no mercado literário, Marta posta resenhas, críticas e demais curiosidades sobre o produto, assim como um link direto para a loja online. Rapidamente ela percebeu que os livros, autores e demais produtos líderes de vendas no site estão ligados aos conteúdos mais acessados pelos usuários.

As vendas deslancharam e a livraria online agora é um sucesso por todo o Brasil. Mas o trabalho de Marta e da equipe de consultoria digital não para por aí, é muito importante se atentar a valorização dos clientes fieis, porquanto um cliente satisfeito gera bons resultados.

Criação de rede de links - Inbound Marketing

Links internos auxiliam a conectar um conteúdo de interesse do cliente ao produto disponível.

Casos reais de sucesso no mercado

A livraria online da Marta pode ser um case fictício, mas temos uma longa lista de cases reais e bem sucedidos em nosso portfólio. Se você se identificou com a situação da Marta e acredita no potencial do seu negócio, então agora é a hora certa de alcançar o sucesso. Nossa equipe espera por você!

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