Copa do Mundo e e-commerce: aproveite as oportunidades para vender!

AUTOR Monique Almeida / Data 22 maio, 2018 / Categoria: E-commerce, Estratégias, Marketing Digital

As datas sazonais influenciam muito nas vendas do e-commerce brasileiro, e o empreendedor que souber se planejar, vai se destacar. Um período sazonal muito forte para negociação no Brasil envolve uma paixão nacional: o futebol. E pensando em dar um direção para o seu negócio que vamos mostrar que Copa do Mundo e e-commerce formam um time campeão!

Copa do Mundo e e-commerce se unem e resultam na oportunidade de alavancar as vendas

Em tempo de Copa é comum ver as lojas enfeitadas com todas as cores da nossa bandeira. O brasileiro fica animado e organiza a torcida para acompanhar os jogos com os amigos.

Mais do que isso, o brasileiro se prepara para as partidas de futebol, e se preparar é o mesmo que comprar.

Primeiro vamos entender que nessa época as vendas são concentradas em produtos que estão relacionados ao evento.

No caso câmeras, smartphones, televisões, camisas de futebol, churrasqueiras, bolas, coolers e até sofás e poltronas são itens com maior procura.

Nas lojas físicas, a saída de itens de vestuário é o que chama a atenção.

No e-commerce o destaque fica para os smartphones, tvs e câmeras, de acordo com a 30ª edição do Relatório Webshoppers.

Essa edição da pesquisa realizada pelo E-bit, apontou o crescimento no faturamento de alguns seguimentos após a Copa do Mundo em 2014.

Para ter ideia, a venda das TVs chegou a representar 48% dos pedidos em e- commerce no mês da Copa.

Copa do Mundo e e-commerce

Aproveite essa época para faturar!

Mas Copa do Mundo e e-commerce juntos, realmente dão faturamento? A resposta é: sim!

O Google realizou uma pesquisa que apontou que 47% dos brasileiros já se programaram alguns meses antes dos jogos e iniciaram as buscas por artigos relacionados aos jogos.

Analisando o comportamento do público, foi possível registrar a porcentagem de aumento de buscas em relação ao primeiro trimestre no ano, nos seguintes itens:

  • Painel de TV (5,7 %) e sofá (4,4%);
  • Churrasqueira elétrica (4,3%);
  • Fogão industrial (3,1%);
  • Chopeira (2,6%);
  • Grill (2,4%) e cervejeira (2,3%);
  • TV 4k 49 polegadas (604%);
  • Sofá retrátil 6 lugares (400%);
  • Rack para TV (192%);
  • TV 43 Smart (90%);
  • Monitor HDMI full HD (154%) e mini geladeira portátil (22%).

O aumento das buscas sobre a Copa foram de  78% a mais em 2018, em relação ao ano de 2014 no mesmo período.

Embora o aumento nas pesquisas também resultem em vendas em lojas físicas, boa parte das transações ocorrem pelo e-commerce.

Só para ter ideia, em 2017 o Brasil faturou 59,9 bilhões de Reais através do e-commerce, enquanto a projeção para 2018 é de 69 bilhões.

De acordo com ABComm,o aumento das vendas online pode chegar em 55% nas categorias relacionadas com datas sazonais, o que inclui a Copa.

Mas se o seu negócio não comercializa nenhum dos artigos citados, não é motivo para não investir na apresentação da sua loja.

Copa do Mundo e e-commerce

Acerte na jogada e seja campeão de vendas!

Copa do Mundo e e-commerce devem ser explorados com sabedoria para possibilitar mais vendas

Adaptação é o melhor caminho!

Se você produz algum artigo além de comercializar, então investir em rótulos e embalagens que envolvam a Copa pode alavancar seu faturamento.

Se for personalizar produtos, tome os devidos cuidados para utilizar logos da Fifa, CBF e patrocinadores.

Mascotes, troféus e qualquer termo oficial pode não ser liberado para reprodução por possuir direitos autorais. Então, se informe!

Selecionar itens que tenham o tema mais próximo ao evento, como livros e jogos sobre futebol e até fantasias dando desconto ou apenas destaque para esses produtos, é uma forma de competir no mercado.

Roupas, maquiagens, esmaltes, acessórios e bijuterias com as cores do Brasil vendem muito mais nessa época. Aproveite!

Usar a criatividade e trabalhar Copa do Mundo e e-commerce é uma ótima oportunidade.

Então lembre-se de investir em layout, e-mail marketing e redes sociais para fazer um boa divulgação da sua marca.

Lembre-se também, que Copa do Mundo e e-commerce possibilitam mais vendas, mas a negociação não acaba com o pagamento efetuado.

Assim, se seu cliente comprou um artigo relacionado aos jogos, ele pretende receber durante a Copa.

Então, não atrase entregas, não deixe de responder dúvidas, invista em embalagens e conquiste um fã para sua marca!

Estamos na torcida por seu negócio e desejamos que sua marca seja campeã! Até logo!

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