Como ter uma comunicação digital eficiente do meu negócio?

AUTOR David Santos / Data 27 abril, 2017 / Categoria: Sem categoria

De site em site, como fazer uma comunicação digital eficiente com meu cliente?

A internet  nos presenteou com um oceano de oportunidades para crescer nosso negócio. Tal fato é comprovado pelo número de buscas no Google realizadas diariamente, mais de 3,3 bilhões (isso em 2014, imagine hoje). Com os consumidores e potenciais clientes cada vez mais conectados, como podemos realizar uma comunicação digital eficiente, quando procurarem por nosso serviço?

Desejo a você uma boa leitura!

Antes de prosseguirmos com texto uma reflexão base: O que meu cliente encontra quando busca por meu estabelecimento na internet?

Uma ótima pergunta para refletir sobre seu negócio na Web!

Uma ótima pergunta para refletir sobre seu negócio na Web!

Essa é uma pergunta simples, mas com impacto profundo no sucesso de seu negócio. Se a resposta pergunta acima for nada, seu problema de comunicação digital começa aqui.

Sem ter um website do seu negócio, seu espaço na internet, você desperdiça inúmeras oportunidades. Acredito que não é este seu intuito. O interessante é não pensar em um site como custo, mas sim como investimento. Cedo ou tarde, o retorno deste valor acontece!

A comunicação digital eficiente, como fazer ela acontecer?

Para você obter êxito nesta empreitada, alguns princípios precisam ser levados em consideração. Eles são abrangentes a todas as formas em que sua empresa aparece na web, ou seja, no seu site, nas redes sociais, nos e-mail marketing e no seu atendimento aos clientes.

Princípio da clareza de informação

comunicação-digital-eficiente-clareza-nas-informações

Informações de forma concisa e direta para facilitar durante a navegação do usuário!

Você já deve ter tido a experiência frustante de entrar em algum site ou blog, onde as informações se misturavam com os inúmeros anúncios espalhados por todo site. Ou pior, você procurar um produto ou serviço, mas não encontrar informações suficientes para tomar uma decisão.

Estamos falando do princípio da clareza de informação. Seu site deve ter as informações limpas, de maneira que fique claro ao usuário onde ele pode encontrar o que ele procura. Isso é possível analisando a estrutura do seu site, desde os menus no cabeçalhos as imagens que estão dispostas no conteúdo.

Quem negligência a clareza na informação, perde não só um acesso de usuário, perde um potencial cliente pronto para consumir seu produto ou serviço. Tudo que ele precisava era uma comunicação digital eficiente.

Princípio da identidade visual

Mantenha sua identidade visual em todos os locais que sua marca aparecer!

Mantenha sua identidade visual em todos os locais que sua marca aparecer!

Estamos falando de uma marca, a sua marca. Para você conseguir consolidar sua presença na web, você necessita ter uma mesma comunicação visual. Trabalhar um mesmo tema visual, utilizando os mesmo elementos gráficos, transforma a maneira que o seu cliente olha para seu negócio.

Transmita o profissionalismo do seu negócio, mantendo a identidade visual. E não fazendo uma salada mista de cores e estilos.

Princípio da Responsividade

Site bom para todas os dispositivos! - Comunicação Integrada

Site bom para todas os dispositivos!

Seu site precisa estar preparado para os acessos vindo de dispositivos móveis. Faça um teste rápido, acesse seu site através do Smartphone. O que você achou do visual, a navegação é veloz? Os botões e links são facilmente identificados?

 

O próprio Google já está penalizando os sites que não são responsivos, retirando o posicionamento dos mesmo. Em outras palavras, quando um site não é preparado para o mobile, ele tem dificuldade de ficar na primeira página do Google.

Princípio do Relacionamento com cliente

Bom atendimento resulta em fidelidade do cliente! - Comunicação Digital Eficiente

Bom atendimento resulta em fidelidade do cliente!

Quando um cliente entra em contato com você, como ele é atendido? Rapidamente? É tratado com cordialidade? Tem atendimento caloroso, ou segue um roteiro frio e gélido?

Seu atendimento as dúvidas e contatos deve ser feitos com brevidade e de preferência personalizado para cada cliente! Seja educado, envolva o cliente no assunto. Um pouco mais de cordialidade no atendimento via chat do Facebook ou no e-mail pode fazer muita diferença no resultado final!

A comunicação digital eficiente é um mix de tudo!

Atente-se para os princípios acima para desenvolver uma comunicação digital eficiente

Atente-se para os princípios acima para desenvolver uma comunicação digital eficiente

Para você atingir uma comunicação digital eficiente você precisa compreender a essência de cada tópico acima e implementar no seu negócio! A princípio pode parecer um trabalho extramente complicado, mas calma que você não está sozinho!

Você pode contar conosco para ajudar a colocar a casa em ordem, pontuando o que está bom e o que precisa mudar. Como consultoria digital nosso papel é esse, fornecer os meios para você alcançar o sucesso de sua marca na internet! Entre em contato conosco para bater um papo sobre seu negócio e saiba mais!

Um abraço e até o próximo artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *