Atendimento para e-commerce: Sua loja virtual pode alcançar números incríveis🤑

AUTOR Valeria L. Miranda Queiroz / Data 13 novembro, 2018 / Categoria: E-commerce, Estratégias, Marketing Digital

atendimento para e-commerce

Atendimento para e-commerce: Descubra Como um atendimento de qualidade favorece suas vendas 🤑.

Quando falamos em resultados, não tem como não pensarmos em atendimento para e-commerce. Afinal, um atendimento de qualidade favorece diretamente no sucesso de um negócio, seja ele físico ou digital.

Todavia, nem todas as empresas perceberam isso, e muitas das que já notaram esta importância, ainda não utilizam os canais de maneira correta e eficiente.

Vale ressaltar que, apesar de ser um negócio digital, as pessoas carecem de se relacionar!

Lembre-se: mais vale um bom relacionamento com o consumidor do que uma estrutura sem ninguém para consumir.

Atendimento para E-commerce!

Atendimento para E-commerce! Nairuz Consultoria Digital

Então, se você é dono de um e-commerce ou está na fase de planejar e dar vida à sua loja virtual, talvez esteja se perguntando como agir para aumentar o seu faturamento e garantir um saldo positivo no fim do mês, vamos te contar um segredinho: existem diversas estratégias de marketing digital capazes de alavancar os lucros da sua loja virtual. Entretanto, você sabia que o atendimento ao cliente interfere diretamente em toda estratégia e consequentemente em seus resultados?

O consumidor sempre será é o elo mais importante do seu e-commerce, desse modo, disponibilizar uma equipe ou canal de atendimento para que ele possa esclarecer suas dúvidas quando for necessário é um pilar fundamental para que você tenha sucesso!

Para o cliente nada está bom!

Quem nunca pensou isso, que atire a primeira pedra! Mas a realidade é que se não pensarmos fora da caixa, ficamos para trás!

E infelizmente, não tem receita mágica, sendo assim, para entender o consumidor e suas expectativas é preciso mais do que uma análise de público alvo, é necessário se colocar no lugar dele.

Qual é a importância de uma equipe de atendimento para um negócio digital?

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Nenhum empreendedor deseja abrir sua loja virtual e ter problemas, mas sabemos que nem sempre será um mar azul.

Problemas nas vendas online acontecem, aliás, as vezes são inevitáveis, porque envolve todo um ecossistema. Troca ou devolução de produtos, entraves no processamento de pedidos ou atrasos na entrega das encomendas. Estes itens, estão entre os fatores que mais geram insatisfação entre os consumidores.

Quando isso ocorre, a loja virtual precisa contar com um bom serviço de atendimento ao cliente (SAC), para evitar prejuízos maiores ao negócio.

O visitante de um e-commerce espera mais do que somente uma boa compra. A experiência deve ser completa e parte importante dela é o atendimento. Ele tem cada dia mais valor, tendo em vista que as exigências aumentaram na era digital. Para atendê-las, boas práticas são fundamentais.

Atendimento para o consumidor 4.0

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O consumidor 4.0 é bem informado e mais exigente. Se antes eram as empresas que davam as cartas do jogo, nesse novo cenário são os compradores que ditam as regras. Em outras palavras, o consumidor 4.0 é muito ativo em suas escolhas e faz sua individualidade valer em todas suas decisões. Lembre-se, ele tem um mar digital para escolher onde quer realizar as suas compras.

Desse modo, por este perfil de consumidor, ser muito ativo, ter acesso à informação fez com que a postura das empresas tivesse que mudar.

O que é trabalhar em formato multicanal?

Como disse acima, agora as marcas precisam se adaptar aos clientes. Não só fazendo produtos diferentes, mas se comunicando da mesma forma e se mostrando presente, inovando e trabalhando de forma multicanal.

Os multicanais são como o próprio nome induz, vários canais em que sua empresa pode estar presente e aplicar estratégias de comunicação e vendas.

Para o consumidor multicanal, é natural utilizar mais de uma plataforma no processo de compra.

Vamos exemplificar, imagine este cenário:

Uma fabricante que escolhe canais como revendedores, distribuidores, e-commerce e loja física própria para oferecer seus produtos.

Todos esses canais possuem um objetivo em comum, que é fazer com que os produtos cheguem às mãos dos clientes finais.

Portanto, embora nem sempre venda diretamente ao cliente final, ainda assim, o foco do fabricante é colocar seu produto na mão do cliente.

Oferecer um atendimento ao cliente de qualidade pode ser o maior diferencial

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Do chat em tempo real ao e-mail ou central telefônica, todos os canais de atendimento podem e devem ser usados. O seu cliente espera por um suporte e um atendimento diferenciado auxiliará diretamente na conversão.

Separamos 5 dicas para lhe auxiliar neste processo

#1 O cliente quer dedicação e agilidade:

Ele deseja ser ouvido e receber com clareza a solução do problema. Portanto, o operador deve perguntar para o consumidor exatamente o que aconteceu, deixar que conte tudo e não o interrompa.

O atendente deve usar os preciosos minutos para ouvi-lo e orientá-lo, sem gastar muito tempo com pesquisas, redirecionamentos e outras ações.

#2 Eficiência é a palavra de ordem:

Ele não pode se sentir mais um no meio da multidão, todo cliente anseia por atendimento humanizado. Não parecer uma máquina é essencial para que o cliente saiba que a pessoa do outro lado da linha está realmente interessada em resolver a solicitação.

#3 Transparência sempre será o melhor caminho:

A situações que não poderão ser resolvidas de forma imediata, quando isso ocorrer o cliente precisa ser informado de forma transparente.

Contudo, o atendente precisa passar segurança que irá retornar, desse modo é importante informar um prazo e não falhar com o mesmo.

#4 o Stress enfraquece o elo:

Nem todos os consumidores estarão de bom humor ou serão educados, aliás, eles estão com um problema. O atendente tem que estar preparado para gerenciar uma crise.

Não há como tirar a razão de um insatisfeito, sendo assim o atendente precisa manter a calma e ser paciente sempre.

#5 A satisfação do cliente gera recompra:

O problema ou dúvida já ocorreu! Deste modo ter uma equipe engajada em resolver ou esclarecer as dúvidas do cliente é a chave do sucesso.

Ter profissionais que consigam ter sensibilidade para lidar com outras pessoas e conhecimento dos produtos/serviços que vendem é, então, fundamental.

Em conclusão, empresas realmente competitivas buscam soluções para oferecer atendimento omnichannel, integrando e unificando todos seus canais, focando ainda mais na experiência do cliente e buscando conquistá-los.

Importante:

Se você quer continuar escalando o seu negócio, recomendamos que leia este artigo também: Descubra como ver seu e-commerce com os olhos dos seus clientes!

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